Chorume

2017

Sendo o ponto culminante da trilogia Placas Tectônicas, Chorume propõe a realização de uma pesquisa que se origina no desejo de representar no palco aspectos da vida que não apareçam na imediata jurisdição do teatro. O chorume é uma substância líquida resultante da putrefação de matérias orgânicas: o suco do lixo, a um só tempo tóxico e fértil. CHORUME, por sua vez, se origina no desejo de lidar com palavras descartáveis ou descartadas, construir pensamento cênico com escombros de linguagem.

Décimo espetáculo da Empório de Teatro Sortido , Chorume adensa a pesquisa dramatúrgica e cênica vista em NÃO NEM NADA (2014)  ÃRRÃ (2015), através do jogo seis atores jogadores surfando num encadeamento pulsante de situações, alternando-se entre dezenas de personagens, emoldurados pela cenografia de André Cortez e pela luz de Wagner Antônio, que ajudam a criar uma infinidade de espaços possíveis, tornando o palco um enorme playground.

A novidade em Chorume, em relação às suas antecessoras na trilogia, parece ser o destemor de olhar para abismos e horrores do nosso tempo de maneira franca, mas, ainda assim, permitir que o humor e a comicidade brotem mesmo nas situações mais terríveis, acreditando na potência que a comédia tem de denunciar, com incomparável contundência, os absurdos do real.

Numa encenação que busca soluções visuais impactantes para acompanhar os deslocamentos de sua dramaturgia, Chorume extrai matéria prima do lixo (das relações humanas, da linguagem, da falência das instituições) para erguer um espetáculo que passe longe do escapismo e que obrigue cada espectador se lembrar que está vivo aqui e agora- e todo o desamparo e as possibilidades de transformação que isso acarreta.

Chorume - Ficha Técnica

Texto e Direção: Vinicius Calderoni
Elenco: Geraldo Rodrigues, Guilherme Magon, Júlia Corrêa, Mayara Constantino, Paulo Vinicius, Renata Gaspar
Cenografia: André Cortez
Iluminação: Wagner Antônio
Figurino: Valentina Soares
Música Original: Mariá Portugal e Miguel Caldas
Assistência de Direção: Nana Yazbek
Design Gráfico : Laura Del Rey
Fotos: Pedro Bonacina e Renata Terepins
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Direção de Produção: César Ramos e Gustavo Sanna
Um espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido com produção de Peripécias Produções e Complementar Produções Artísticas.

Chorume - Prêmios

Chorume - Repercussão crítica

    X