Ãrrã

2016

Dois intérpretes, Luciana Paes e Thiago Amaral, destacados atores da nova geração, ambos integrantes da Cia. Hiato, se desdobram em múltiplos personagens, que promovem saltos no tempo e no espaço: dos espectadores que assistem um concerto para violoncelo solo pode-se saltar para um casal em seu primeiro encontro na mesa de um bar; de lá, para uma aldeia na África onde uma menina sofre o ritual de mutilação genital caminhando sem escalas para o pronunciamento de um presidente da República; ou ainda, encontrar um garoto que visita pela primeira vez o planetário, e pousar logo a seguir no diálogo entre um homem solitário e o aparelho de GPS de seu carro, entre muitas outras situações.

Permeando toda a dramaturgia do espetáculo está à investigação sobre encontros radicais de alteridade, sobre diferentes papéis que o outro, este desconhecido, pode assumir numa relação interpessoal: objeto de desejo, de curiosidade, de rivalidade, de estranhamento.

[…] Segundo episódio da trilogia “Placas Tectônicas”, ÃRRÃ é um jogo cênico para uma dupla de atores, e marca a primeira colaboração de Vinicius com Luciana Paes e Thiago Amaral. “Esta trilogia explora uma dimensão lúdica da dramaturgia, como se todos os espetáculos fossem gincanas para atores-jogadores. Não à toa, todas tem números pares de participantes: “Não nem nada” são quatro atores; “Ãrrã” são dois e” Chorume”, o último episódio da trilogia, seis.” comenta Calderoni.

Neste novo espetáculo, Vinicius aprofunda a pesquisa acerca das vozes que povoam nossa cabeça, e que correm em paralelo à dimensão objetiva dos fatos, que já estava apontada em Não nem nada. “Gosto de investigar na minha escrita, coisas que não sejam da jurisdição imediata da dramaturgia. Essa noção de que nem sempre o pensamento está no mesmo lugar em que estamos fisicamente, e que isso pode ser material para uma cena: bem, isso me interessa muito.”, finaliza.

Ãrrã - Ficha Técnica

Texto e direção: Vinicius Calderoni
Elenco: Thiago Amaral e Luciana Paes
Assistência de direção: Guilherme Magon
Cenografia: Valentina Soares e Wagner Antônio
Iluminação: Wagner Antônio
Figurino: Valentina Soares
Desenho de som: Miguel Caldas
Música Original e Sonoplastia: Miguel Caldas
Preparação e Desenho de Movimento: Fabricio Licursi
Preparação Corporal: Fabrício Licursi
Direção de produção: César Ramos e Gustavo Sanna
Design Gráfico: Anna Turra
Fotos: Pedro Bonacina e Renata Terepins
Um espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido com produção de Complementar Produções Artísticas.

Ãrrã - Prêmios

Prêmios:

Prêmio Shell de Melhor Autor para Vinicius Calderoni.

Ãrrã - Repercussão crítica

  • Ãrrã é daquelas expressões comuns em qualquer conversa, que, de certa forma, demonstra o interesse por aquilo que o outro está falando. O termo batiza o novo espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido, que estreia nesta quinta-feira, 17, no Sesc Belenzinho, escrito e dirigido pelo cantor, músico e compositor – em carreira solo e no grupo 5 a Seco – Vinicius Calderoni. Com um jogo cênico que envolve múltiplos personagens, a peça, define o autor, busca a beleza no ínfimo e no banal contidos nas relações interpessoais.

    Leia a crítica completa em cultura.estadao.com.br.

    Igor Giannasi - O Estado de S. Paulo

  • Com texto e direção de Vinicius Calderoni, integrante da banda 5 a Seco, a peça “Ãrrã” estreia nesta quinta (17) no Sesc Belenzinho, na zona leste, onde faz temporada até 11 de outubro.

    No palco, os atores Luciana Paes e Thiago Amaral, interpretam diversos personagens, em uma narrativa que traz saltos no tempo e no espaço. O público assiste a um casal em seu primeiro encontro na mesa de um bar, um garoto que visita um planetário pela primeira vez e ainda um diálogo entre um homem solitário e o aparelho de GPS de seu carro.

    Leia a crítica completa em guia.uol.com.br.

    UOL - São Paulo

X